A Otimização de Sites (SEO) são algumas práticas e técnicas utilizadas na web que visam a posicionar, no caso “rankear” um site em mecanismos de busca diversos, como o Google. Uma vez que essas técnicas são aplicadas corretamente, do ponto de vista do mecanismo de busca em questão, elas se tornam qualidades do site.

O SEO é na realidade sites muito bem feitos, bem estruturados, com keywords (palavras-chave) de relevância para seu público-alvo e com bom conteúdo. Agora, você se pergunta, mas o que são sites “bem feitos” e o que é bom conteúdo? Pois bem, como nem todas as pessoas gostam realmente de conteúdo, além do mais bom conteúdo é algo subjetivo, matéria de opinião, podemos então concluir desde já que os buscadores gostam de algum tipo de “bom” conteúdo e que se você não tiver esse “tipo” de bom conteúdo não estará bem posicionado, ou ao menos encontrará dificuldades para que seu website apareça no buscador.

O SEO elimina sites do ranking e o segredo é investigar a filosofia do SEO e como as “spiders” ou aranhas do Google e outros buscadores procuram a informação na web, para entender o que deve ser feito para obter bons resultados. Em outras palavras, precisamos refletir para entender o que é SEO.

Definições de SEO

Um termo que muitos especialistas usam para se referir a SEO é “encontrabilidade”. Nesse sentido, encontrabilidade é tornar uma empresa localizável nos mecanismos de busca para palavras-chave relevantes ao seu negócio. Nós concordamos com o uso desse termo, mas esse termo refere-se apenas ao objetivo do SEO e não em que consiste o trabalho de SEO, nem no que não consiste SEO. Encontrabilidade é um objetivo geral da “publicidade”. Mais especialmente em SEO porque no Google as empresas são encontradas em vez de procurar por seus clientes. Isso é fundamental para compreender a filosofia do SEO.

Nem todo site bom para usuário é bom para SEO, mas a maioria dos sites bons para SEO também é boa para o usuário. O trabalho de SEO é diferente de todos os outros no desenvolvimento de um site e só se faz bem SEO pensando bem no usuário. SEO consiste em colocar-se no lugar de um buscador e compreender quais critérios ele usa para avaliar e como avalia de fato um site/página e assim criar o site.

Autoridade

Há a possibilidade de que em um site, apenas algumas páginas recebam muitas visitas de busca orgânica (busca orgânica significa os resultados que aparecem no Google sem serem sites patrocinados ou pagos), enquanto outras sejam praticamente invisíveis aos mecanismos de busca, mesmo que sejam relevantes. Isso se deve, muitas vezes, à sua baixa autoridade.

Em um trabalho de SEO focado em resultados, é preciso não apenas que um grupo reduzido de páginas receba tráfego, mas que diversas páginas gerem tráfego diversificado, qualificado e que tragam conversões. Para isso, é necessário que todas as suas páginas tenham autoridade compatível com a concorrência.

Para a construção de autoridade das páginas, deve-se primeiro avaliar a sua relevância e entender o que os usuários buscam para aquele tipo de conteúdo. Desta forma, as páginas tendem a ter sua autoridade aumentada em conjunto com a autoridade do site como um todo.

Os mecanismos de busca também privilegiam os sites que possuem uma boa arquitetura da informação, pois com esse recurso, é mais simples analisar e determinar qual o campo semântico daquele site e de cada nível hierárquico de seus conteúdos.

O trabalho de Blue Bird Design tem grande foco em uma arquitetura da informação lógica, amigável e que permite ao usuário passar mais tempo navegando por seu site, sem que perca tempo tentando encontrar a informação.